Sunday, May 18, 2008

Domingo

Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

JONES - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal passa hoje em Cannes, fora de competição, o que gerou comentário na revista Variety sobre uma certa coragem de apresentar o filme mais esperado do ano para cerca de quatro mil jornalistas. Tomando como exemplo a passagem desastrosa de O Código da Vinci por Cannes 2006, vítima de artilharia pesada da imprensa na véspera do seu lançamento global, há sempre a possibilidade de um balde de água fria ser jogado no filme de Steven Spielberg, o quarto da série Indiana Jones.

Vibrações negativas surgiram para o filme depois que a Paramount fez sessões fechadas nos EUA para executivos da exibição. Spielberg, já foi anunciado, não dará nenhuma entrevista, salvo a coletiva de imprensa que deverá ser a mais concorrida de Cannes 2008, hoje à tarde. Por outro lado, a Variety lembra que um filme como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal seria, a exemplo de O Código da Vinci, "à prova de critica", tendo o filme de Ron Howard faturado mais de U$ 700 milhões no mundo inteiro. O filme spielberguiano, produzido por George Lucas, estréia internacionalmente (Brasil incluído) esta semana.

FRANCÊS – O humor inglês da revista Screen International publicou dez frases importantes para o sucesso nas socializações (em francês) ao longo de todo o Festival de Cannes. Minhas preferidas são: "Qui vous habille?" ("Quem você está vestindo?"), "Oui, Angelina, il semble que ce sera des jumeaux" ("Sim, Angelina, parece mesmo que serão gêmeos"), "Une autre tournée, C'est Monsieur qui invite" ("outra rodada, é aquele senhor que está pagando").

No comments: