Tuesday, December 14, 2010

RECIFE FRIO LANÇADO EM DVD



(texto de divulgação/release)

O PREMIADO FILME PERNAMBUCANO "RECIFE FRIO" GANHA DVD ESPECIAL
COM LANÇAMENTO NESTA SEXTA-FEIRA DIA 17, NA LIVRARIA CULTURA, NO RECIFE


Depois de 40 prêmios ao longo de um ano de carreira nos festivais de cinema no Brasil e no exterior, a ficção científica Recife Frio, do cineasta Kleber Mendonça Filho, chega ao formato DVD numa edição especial com extras. O lançamento será na Livraria Cultura, no Recife, na próxima sexta-feira, 17 de Dezembro, com uma sessão especial do filme às 18h30, no primeiro andar. O DVD, uma produção com distribuição independente, irá custar R$ 16. Livrarias Cultura de Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Campinas, Salvador e Fortaleza também terão o filme à venda.

Recife Frio se passa "daqui a alguns anos", quando eventos inexplicáveis transformam a capital pernambucana numa cidade fria, chuvosa, revolucionando costumes e toda uma sociedade que surgiu tropical.

O DVD, com arte e design de Clara Moreira (responsável pelo design gráfico de filmes pernambucanos como Muro, de Tião, Pacific, de Marcelo Pedroso, e todo o material gráfico feito para o Janela Internacional de Cinema do Recife), traz a mixagem original do filme em Dolby DIgital 5.1 Surround e Tela Anamórfica 16x9. Traz também extras, como 2 cenas que não entraram na montagem final e um making of de 8 minutos que mostra um pouco do processo de produção de Recife Frio, feito ao longo de três anos (primeiras imagens, a cena do Papai Noel, foi feita no natal de 2006).

RECIFE FRIO DVD
- Tela Anamórfica 16X9 para monitores widescreen.
- Remasterizado a partir da Matriz Original de Alta Definição.
- Som Dolby Digital 5.1 Surround Sound / Som Dolby Digital 2.0
- Legendas em Português, Inglês e Espanhol.
- Making of - Filmando Recife Frio
- Cenas Cortadas -
- Visita a Olinda
- Josias Soares - Homem do Tempo
Festivais e Prêmios
Trailer
- Vinil Verde (2004)
- Crítico (2008)


Recife Frio estreou no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em novembro do ano passado, onde foi exibido na noite de sábado, 21 de novembro, numa sessão já considerada histórica, com impressionante reação do público e crítica. Saiu do festival com 7 prêmios (Diretor, Roteiro, Prêmio do Público, Prêmio da Crítica, Prêmio Aquisição do Canal Brasil, Prêmio Vagalume, Melhor Momento do Festival segundo Júri do Correio Braziliense).

Desde então, são contabilizados cerca de 40 prêmios de Júri, Público e Crítica em festivais no Brasil como Tiradentes, São Paulo e FICA, e em 11 países com seleções em Roterdã (Holanda), Toulouse (França), Indie Lisboa (Portugal) e Havana (Cuba).

Nesse último mês de novembro, foram mais quatro prêmios. No Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro Curta Cinema, ganhou Melhor Filme (Ficção), Melhor Filme (Público) e Melhor Filme (Júri Jovem). No Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, findo semana passada, ganhou Melhor Filme (Público). Ontem à noite, na Mostra Londrina, no Paraná, Recife Frio conquistou mais quatro prêmios: Melhor Roteiro, Direção e Filme (Júri Oficial) e Melhor Filme (Público).

Para Kleber Mendonça Filho, "Recife Frio é um filme muito pessoal sobre uma visão minha do Recife, cidade que anda muito mal tratada no seu traçado urbano. Embora o filme seja claro no que quer dizer, Recife Frio é um lamento de amor pelo Recife".

Não é por um acaso que Recife Frio junta-se a uma onda espontânea de filmes feitos por cineastas pernambucanos (Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro, Eiffel, de Luiz Joaquim, Menino Aranha, de Mariana Lacerda) que enfocam exatamente essa crise pela qual passa o Recife, que se vê demolida e verticalizada sem qualquer atenção para o futuro. "O poder que o filme tem de se comunicar com todos dentro e fora do Recife talvez mostre que esta é uma questão universal".

CRÉDITOS DVD
Produção Executiva
Emilie Lesclaux
Kleber Mendonça Filho

Produção do DVD
Manuela Galindo

Autoração
Tiago Martins Rêgo

Arte e Design
Clara Moreira


RECIFE FRIO
24MIN / HD / 35MM / 1:78
Recife, Brasil, 2009

Sobre o realizador:

Kleber Mendonça Filho nasceu no Recife, PE. Formado em jornalismo pela UFPE, tem trabalho abrangente como crítico de cinema, tendo escrito para o Jornal do Commercio, Folha de S. Paulo e seu próprio site, o CinemaScópio. É programador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e do Janela Internacional de Cinema do Recife. Como cineasta e roteirista, seus filmes são A Menina do Algodão (2003), Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005), Noite de Sexta Manhã de Sábado (2006), Crítico (2008) e Recife Frio (2009), títulos que receberam mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior, com seleções para festivais como Brasília, Gramado, Hamburgo, Karlovy Vary, Roterdã, Clermont-Ferrand, BAFICI e Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Trabalha atualmente na montagem do seu primeiro longa-metragem, O Som ao Redor.

Filmografia:

Enjaulado (Caged in, 1997, Betacam, 33’), A Menina do Algodão (The Little Cotton Girl, 2002,Mini-DV / 35 mm, 6’), Vinil Verde (Green Vinyl, 2004, 35mm, 16’), Eletrodoméstica (2005, 35 mm, 22’), Noite de Sexta, Manhã de Sábado (Friday Night, Saturday Morning, 2006, Mini-Dv / 35 mm,14’), Crítico (2008, mini DV/35 mm, 76'), Luz Industrial Mágica (Industrial Magic Light, 2008, HD, 7').

Sinopse:

Estranha mudança climática faz Recife, na região Nordeste do Brasil, passar a ser uma cidade fria. O documentário de uma TV estrangeira examina os efeitos da mudança em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente.


PRODUÇÃO CINEMASCÓPIO E SÍMIO FILMES
PRODUTORES ASSOCIADOS CABRA QUENTE FILMES

DIREÇÃO E ROTEIRO KLEBER MENDONÇA FILHO
PRODUÇÃO EMILIE LESCLAUX
PRODUÇÃO EXECUTIVA JULIANO DORNELLES E KLEBER MENDONÇA FILHO
FOTOGRAFIA KLEBER MENDONÇA FILHO
MONTAGEM EMILIE LESCLAUZ E KLEBER MENDONÇA FILHO
SOM KLEBER MENDONÇA FILHO
ELENCO ANDRÉS SCHAFFER, ANTONIO PAULO, YANNICK OLLIVIER, JR. BLACK, DJANIRA PESSOA CORREIA, JÚLIO ROCHA, PEDRO BANDEIRA, GLEICE BERNARDO DE FRANÇA, RODRIGO RISZLA, GRAÇA ARAÚJO, GILVAN SOARES, CRISTIANE SANTOS, ENIO, PINTO E PATATIVA
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL LIA DE ITAMARACÁ
MAQUIAGEM PARA LIA GERA CYBER
EFEITOS ESPECIAIS CARLOS EDUARDO NOGUEIRA
MOTION DESIGN ANDRÉ PINTO
PRODUÇÃO DE ELENCO RENATA ROBERTA E RUTÍLIO OLIVEIRA
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO JOSIAS TEÓFILO, LELLYE LIMA E SIMONE JUBERT
ARTE GRÁFICA CLARA MOREIRA
FINALIZAÇÃO LINK DIGITAL
SUPERVISÃO DE FINALIZAÇÃO PEDRO SOTERO
MIXAGEM ESTÚDIO CARRANCA PE