Sunday, July 18, 2010

Filmando 'O Som ao Redor'


Fui abrir esse meu blog depois de 2 meses e de repente, Cannes voltou rapidamente à mente, algo que parecia já tão distante. Para mim, é como se eu tivesse visto 'Uncle Boomee' ano passado, ou 'O Leopardo' restaurado se misturando às outras 4 ou 7 vezes que já o havia visto. Não, minto, 'O Leopardo' parece mesmo que o revi 10 ou 13 semanas semanas atrás. E o filme de Joe, eu poderia desenhar algumas imagens no caderno se ainda fosse pra escola, na aula de matemática.

Mas hoje eu 'tou no 4o dia de filmagem de 'O Som ao Redor', meu primeiro filme do tipo 'longa'. Não sei bem como compartilhar a sensação, mas em maio, Cannes deu a experiência inigualável de ver muito filme, e agora eu estou dentro do meu próprio filme. Como no festival, eu aqui tenho alguma idéia do que fazer, vez ou outra me sentindo perdido, sem ter exatamente uma idéia fechada sobre o que ver ou procurar.

De qualquer forma, estar dentro das imagens, vendo-as ou inventando as minhas, é uma coisa que não tem preço, e no que os anos passam, e você acumula experiência de vida, logo vê que as imagens e os sons são indissociáveis da vida em si. Talvez por serem mesmo prova de existir, vendo ou filmando. (kleber mendonça filho)

PS: o blog que eu realmente tenho tido prazer de atualizar é um dedicado apenas a imagens, e é pra lá que eu tenho mandado fotos que traduzem um tico do que tem sido vivido nas filmagens de 'O Som ao Redor'. Vejam http://www.flickr.com/photos/cinemascopio/