Sunday, May 25, 2008

24 City


por Kleber Mendonça Filho

cinemascopio@gmail.com

O chinês Jia Zhang Ke passou 24 City em Cannes, e talvez não exista outro lugar do mundo melhor do que Cannes para ver um filme de Jia Zhang Ke. Seus investimentos numa imagem moderna, essencialmente no sentido “vídeo”, parecem exigir o tipo de estrutura técnica que Cannes é capaz de oferecer. Sentado semana passada vendo 24 City na tela gigante do Lumière com aquela imagem digital fantástica que não é cinema, nem tampouco é “vídeo”, a única coisa que me ocorria na hora era “estou diante de um aquário com 20 metros de largura, muito bem iluminado e com vidro cristalino”.

Em 24 City, ele continua no seu projeto muito pessoal de documentar o processo de assentamento de uma nova China sobre a velha China. O filme que tinha visto dele em abril (no BAFICI, em Buenos Aires) foi o Useless, sobre a indústria chinesa de roupas, e ligar todos os seus filmes até agora (O Mundo, Unknown Pleasures, Still Life), com um fio de olhar significa estar diante de uma das obras mais coesas do cinema mundial atualmente, cada nova peça uma verdadeira doação valiosa à idéia de filmes captarem o sentido de tempo e história. Imaginem essa obra revista daqui a 50-100 anos, o valor será incalculável.

24 City aborda a demolição de um complexo industrial que, desde os anos 50, fabricava componentes para a aviação chinesa. No século 21, a fábrica abandonada dará espaço a um desses multi-projetos que incluem arranhas céus, hotéis e shopping centers. Dois dos prédios originais serão reaproveitados, lembrando muito o conceito grotesco utilizado no Recife de manter um belo casarão antigo como salão de festas do prédio monstro que construirão alguns metros atrás.

O filme é composto por dois elementos. Entrevistas com cabeças falantes e interlúdios com as imagens divinas (composições, textura) dos espaços em seus respectivos processos de abandono e demolição. Desconfia-se que os personagens dão mix de depoimentos verdadeiros e outros dramatizados, algo confirmado pelo fato de a atriz Joan Chen interpretar a garota mais linda da fábrica (“a flor”) na segunda metade dos anos 70, garota que adorava a própria Chen como atriz de cinema.

A união de informações pessoais faladas transforma o filme num arquivo de história oral sobre um determinado tempo e lugar, falando muita coisa sobre a história da China e a vida sob o comunismo.

Uma das recordações que me marcaram foi a direção da fábrica, nos anos 70, afixar a foto de um belo rapaz nos quadros de aviso, foto que mexeu com o imaginário das mulheres durante alguns dias. Mais tarde, a direção informou que aquele rapaz fora morto num acidente de avião, e que a peça causadora da pane teria saído daquela fábrica, “um de vocês deve sentir-se responsável pelo erro”.

Sobre a sensação de “aquário” que foi ver o filme em Cannes, depois de 10 anos de digital, e digo isso também como realizador, e não apenas observador, arriscaria que de fato começo a respeitar a idéia de “fotografar” em digital com ambições estéticas grandes. O filme de Zhang Ke talvez seja a melhor demo disso.

No comments: