Sunday, August 10, 2008

O Grande Dave


por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com


A indústria fabrica muita porcaria ao longo do ano, mas poucas como O Grande Dave (Meet Dave, EUA, 2008), uma tentativa triste de comédia com Eddie Murphy. O maior mérito do filme é estar sendo lançado nos cinemas, feito e tanto para lixo com cara de lançamento direto em DVD. O único fator que explica essa estréia, que ainda pede que alguém pague para vê-la, é a presença de Murphy, astro que já viu dias melhores.

Eddie Murphy já chegou a ser uma das grandes faces da comédia americana, nos palcos e nas telas, considerado sucessor de Richard Pryor a partir dos anos 80 com filmes, pelo menos na época, muito engraçados, como 48 Horas (1983) e Um Tira da Pesada (1985). Ao longo dos últimos 10 anos, salvo uma indicação ao Oscar por Dreamgirls (2006), tem investido em comédias para famílias esquisitas, interpretando múltiplos personagens que lutam contra seus próprios corpos obesos e emissores dos mais variados gases.

Essa fascinação desordenada de Murphy pelo corpo deve explicar sua participação em O Grande Dave. Murphy interpreta uma espaçonave que tem a forma do próprio Murphy, operada por uma tripulação interna capitaneada por, mais uma vez, Murphy. Ou seja, dentro da cabeça do Murphy grande tem pequenos humanóides.

À solta em Nova York, Dave acostuma-se a lidar com o corpo humano (piadas com a dificuldade de andar e sorrir) e procura um meteorito que foi parar no quarto de um garoto de cabelo esquisito (péssimo ator o guri, só faz rir). A aventura envolve também sua mãe (Elizabeth Banks, disfarçando o constrangimento).

Sem vilões à vista, o filme espera que achemos engraçadas cenas como um atropelamento brutal, ou um exame de ressonância magnética, numa demonstração rara de algo filmado com dinheiro hollywoodiano que não tem qualquer vestígio de roteiro. Murphy fica a mercê de um filme especialmente mal fotografado, e onde ele não parece estar sabendo o que faz.

Essa idéia do corpo grande controlado por um pequenino foi vista em Homens de Preto (1997), embora a imagem de uma tripulação ativando órgãos internos do ser humano (para garantir o humor aqui almejado, o intestino e o reto estão incluídos) lembra um filme realmente engraçado, Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo..., de Woody Allen. Ali, um pobre espermatozóide desenvolve tensão pré-ejaculação. Em O Grande Dave, a cena mais significativa apresenta Eddie Murphy, de pernas abertas, defecando dólares.

OS: Para acrescentar insultos ao machucão, a coisa ainda é dublada, dando ao todo um aspecto nefasto de DVD pirata.

Filme visto no UCI Boa Viagem, Recife, Agosto 2008

2 comments:

Anonymous said...

Realmente... o Murphy, tenta alcançar algum tipo de proeminência ao longo dos anos, más sempre com filmes de enredos xulos. Mais uma tentativa frustrada de sobreviver nesse ramo.

[c\]
Gabriel Barbosa.

Maurício Angelo said...

Tive a infelicidade de ver o trailer desse filme numa sessão de cinema recente.

Corajoso, pelo menos, o Murphy é, não tem vergonha nenhuma! =)