Saturday, May 17, 2008

Escrever Rápido! Meirelles! Tarkovsky!

por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

Na conversa com Fernando Meirelles ontem ele falou sobre a pressa com a qual filmes são julgados em Cannes e, de fato, é um ponto curioso. Ele pareceu associar as críticas mais positivas aos jornais do mundo que, supostamente, tiveram mais tempo para fazer Ensaio Sobre uma Cegueira decantar com mais cuidado, o que eu discordo. No quadro da Screen International de hoje, o filme do Meirelles mantém-se na lanterna geral com média 1.4, o filme turco 3 Macacos, de Nuri Bilge Ceylan é o mais alto – 2.8. O que eu acho é que quem gostou de Blindness gostou do filme, e essas criticas foram escritas na mesma pressa dos que não gostaram.

De qualquer forma, isso faz parte do jogo, para o bem e para o mal, especialmente para uma obra que foi colocada na vitrine mais extrema de um festival como Cannes que, apenas, é o maior e mais importante do mundo.

Com 10 anos de festival, eu continuo achando essa experiência a mais importante do ano no trabalho como crítico, e a questão da velocidade do escrever e da capacidade de processar muitas vezes atropea o próprio teclado, e na maioria das vezes há uma próxima sessão começando a um quilômetro em 20 minutos.

Em Cannes, você parece atingir um estado de ultra-sensibilidade ao que se vê que, na melhor das hipóteses, irá render um excelente e afiado trabalho. Na pior das hipóteses, o crítico irá voltar dois dias depois para um texto e não reconhecer ali o que, naquele novo momento, ele sente em relação ao filme sobre o qual escreveu. Isso pode acontecer também em setembro ou janeiro.

No comments: