Friday, August 21, 2009

Avatar Trailer


Baixei o trailer do Avatar - http://www.apple.com/trailers/fox/avatar/ -, do James Cameron. Vendo as imagens de florestas digitais penduradas no vácuo. A indústria aposta no filme como oportunidade de reequipar o parque exibidor mundial para o 3D.

Sem medo algum de ver meu queixo cair em dezembro, e me apaixonar pelo filme, esse trailer, hoje, parece apontar para uma confirmação impressionante do que já temos tido ao longo dos últimos 10 anos. O look abraça o aspecto 'videogame', talvez fechando por completo a relação de namoro que temos tido entre o cinema e as imagens sintetizadas dos jogos. Me lembrei dos delírios de amigos com o look do GTA IV, enquanto que pra mim, é apenas um look de videogame.

Foi uma caminhada e tanto (Tron e Videodrome - 1982 - The Lawnmower Man - 1991 - The Matrix - 1999 - Final Fantasy - 2001 - A Scanner Darkly - 2006, Beowulf / 2007) de mundos vituais, não só de maneira assumida, mas na nossa percepção de que todo o cenário é um simulacro estranho, muitas vezes irritante, da realidade. Irritante pelo aspecto árido, morto.

Para nós, cinéfilos brasileiros, há ainda uma preocupação extra que, no caso de Avatar, adiciona mais uma camada de artifício ao todo. A dublagem. Rumores da indústria apontam que "não seria possível legendar" filmes em 3D por ser o processo caro e complicado. Eu vi 'Up' em Cannes legendado e tudo me pareceu lindo, e acho improvável que o processo seja mais caro do que pagar a atores/dubladores e remixar o filme para cada país.

Se a partir de agora, a indústria ditar que tudo o que veremos (num mundo que abraça o 3D como o mais incrível e importante avanço da história da imagem em movimento) será dublado, temos mais um prego no caixão da experiência cinematográfica que estávamos tendo, até agora, há décadas.

Não são só as imagens limpas, sem batimento, grão ou risco, mas imagens sem identidade também na voz. Imagens sem voz não como escolha (cópias dubladas e legendadas), mas como imposição industrial (cópias apenas dubladas).

Outra coisa me chama a atenção no trailer, algo que também me chamou a atenção essa semana vendo uma chamada de Os Normais 2, na Globo. Seria uma nova tendência? A pergunta é: sobre o que é o filme? No site da Apple, achei alguma informação, aqui traduzida, sobre Avatar:

AVATAR nos leva a um novo mundo espetacular muito além da sua imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção e descobertas, liderando uma batalha heróica para salvar toda uma civilização.

Hmm. Soa como uma farofa genérica.

Essa semana, revi o Two Lovers, de James Gray. O filme se passa em apartamentos aconchegantes e ruas reais de Nova York. Há algum tipo de alívio nisso. K.M.F

5 comments:

Raphael said...

Assisti a cenas do filme 3D ontem e achei a coisa toda fantástica. O look pode parecer de videogame, mas as cenas mostradas não deixam de ser cinematográficas.

Há uma cena de perseguição na floresta, estilo Jurassic Park, onde o 3D é muito bem utilizado: vamos junto com o Avatar azul desviando de troncos com um monstro na nossa cola enquanto galhos e folhas passam na nossa cara. A floresta parece nos cercar de fato, a profundidade é muito bem trabalhada e tomamos parte na ação do filme. Verdade que soa como videogame, mas admito que é entretenimento dos mais deliciosos. É esperar pra ver se vai funcionar como um todo.

Quanto as legendas, a apresentação foi todas legendada e deu pra ler perfeitamente. Como a legenda fica em primeiríssimo plano só achei que desvia um pouco a atenção dos outros elementos da cena, um pouco chato mas nada demais, é uma questão de costume e infinitamente melhor que dublagem.

eduardo said...

Eu não tinha achado o teaser nada demais, mas em 3D foi outra coisa, uma sensação forte de imersão e realismo, mas reforço aqui a palavra impressão, sensação, pois parece que é isso que causa essas projeções em 3D, quando em 2D(basta fechar um dos olhos), a imagem parece mais sólida, mais consistente.

Achei impressionante, especialmente essa cena mencionada pelo Raphael e outra cena a noite no planeta. Não é revelado mt mais sobre a trama, dá pra perceber que é aquilo que alguns já falaram, um Dança com Lobos no Espaço. E alguns designs bem familiares, que lembram alguns filmes dele como Aliens e The Abyss, outros lembrando Apocalypto.

E se 3D é o futuro, não acredito que o futuro seja tb dublado. Pode ser que filmes como esses, que tem o tipo de apelo de um Senhor dos Anéis, ganhe cópias dubladas. Mas outros mais sérios, filmados em live-action 3D, podem mt bem conviver com legendas, como nessa prévia.

Fernando Vasconcelos said...

Vou catar teu texto de Two Lovers pra botar no Kienmail dessa sexta, OK? Sobre AVATAR, eu estou mesmo ficando velho... Acho visual de videogame morto, pra não dizer cafona. Vontade nenhuma de ver esse negócio. Acho que prefiro Titanic, que pelo menos é sobre alguma coisa.

abs
Fernando www.kinemail.com.br

Anonymous said...

Eu assisti a "Up" na semana passada, num cinema equipado com 3D em Paris. Os oculos extras soh custaram 2 euros a mais que o preço normal da entrada (com um lenço desinfetante para limpa-los), e o filme era legendado em francês.

Nao vejo onde pode estar o problema com a utilizaçao de legendas. Me parece papo picareta de distribuidor querendo lucrar mais (a estrutura de dubladores jah existe e nao precisa ser modificada)...

Bruno

Anonymous said...

quem tem medo do futuro digital?

aroma.