Friday, January 29, 2010




O Festival de Roterdã está com uma mostra especial chamada 'Back to The Future', com filmes que, de certa forma, mostraram caminhos para o futuro. Videodrome (1982), do Cronenberg, é um deles, mas hoje eu fui ver 'Disque M Para Matar' (Dial M For Murder, 1953), de Hitchcock, projetado em 35mm 3D! Um projecionista, que acompanha a cópia, foi trazido de Hamburgo.

A sessão põe um pouco as coisas em perspectiva. 57 anos antes de Avatar, o 3D já era uma realidade intrigante. Foi oportunidade rara de ver o filme projetado no formato, com os óculos 'roots' originais (leve tontura durante a projeção, com interrupção de 3 minutos).

'Disque M Para Matar', antes mesmo de ser lançado nos cinemas em 1954, amargou o fim da 'onda' do 3D nos anos 50, fazendo a Warner optar pela versão 2D.

Eu nunca tinha visto o nome 'Alfred Hitchcock' flutuando na minha frente, mais destacado do que o filme, ali atrás. Ele merece a deferência.

Foi muito interessante tentar entender os critérios para destacar elementos específicos de cada cena, sendo o campeão de aparições em alto relevo, um diabo de um abajour na sala/palco.

De qualquer forma, o filme me deu a mão desesperada de Grace Kelly, sendo estrangulada, estendida em nossa direção. Uma idéia tão simples. Nunca vi nada tão dramático como imagem dentro do formato. Dava vontade de pegar naquela mão, simplesmente. K.M.F

6 comments:

felipe said...

Emilie andróide, puro charme kkk

Andre Dib said...

Vida longa ao 3D em outros níveis !!!

elisabete fernandes said...

Boa tarde,
tenho tentado entrar e contacto consigo via o seu mail...sobre a exibição de Recife Frio no Studio des Ursulines em Paris no proximo dia 12 de fevereiro de 2010.
Talvez tenho o meu mail nos seus spams..
Relembro a minha morada :
e_silva.fernandes@hotmail.com
obrigada
elisabete

Eduardo Cantarino said...

Ola Kleber,
Lhe enviei um e-mail sobre a exibicao desta copia de "Disque M para matar". Voce poderia, por favor, confirmar se recebeu? Meu e-mail eh duducantarino@gmail.com
(Desculpe a falta de acentos: o teclado que estou usando nao os tem).
Muito obrigado,
Eduardo Cantarino

ALLAN CALISTO said...

olá Kleber! sou Allan Calisto da Dubem Cominicação e Cultura e temos um festival em parceria com o sesc que gostariamos que participace com o RECIFE FRIO meu tel 31 3222.1711/31 8531.6828 e-mail producao.dubem@gmail.com

nando said...

Acho que eu nunca senti tanta inveja de alguém...