Sunday, May 11, 2008

10 Anos em Cannes. C´est Pas Possible...


por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

Já são 10 Anos em Cannes, e mesmo com a data redonda, eu consegui ser relapso o suficiente com o www.cinemascopio.com.br para que ele não estivesse no seu melhor estado de conservação durante o mês dessa tranquila comemoração. O site passa atualmente por uma reconstrução.

Enquanto isso, encontrei essa simpática pousada que deverá, durante essa décima ida a Cannes, oferecer um dos espaços importantes para esse trabalho que considero tão especial. Na verdade, eu não sabia que essas ferramentas já estavam tão boas, e ainda mais tudo interligado na quase assustadora família Google.

Como sempre, a cobertura poderá ser vista em diferentes formatos nas páginas do Jornal do Commercio, no Recife, no www.jc.com.br do portal JC on Line e também no site da Aliança Francesa, http://www.af.rec.br. O JC e a AF comigo dão continuidade a esse projeto que já conta 10 festivais. Aqui, no http://cinemascopiocannes2008.blogspot.com, eu estarei atualizando pessoalmente durante toda a cobertura.

Ao que tudo indica, eu vou poder postar não apenas textos, mas também fotos e vídeo. Ao longo desses últimos 10 anos, eu tentei escrever sobre imagens da maneira mais viva possível, e nos últimos anos as imagens de Cannes têm tentado entrar na cobertura, aos poucos. Talvez esse ano, mais do que nunca, espero. Ao lado, separei algumas fotos via Picasa de boa parte dos 10 anos em Cannes, adoraria postar mais, mas tempo não deixa.

Sobre ser relapso com o site, meu envolvimento com meus filmes, com o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, onde sou co-responsável pela programação, e com o próprio trabalho de crítico no JC simplesmente me tomaram o tempo que poderia ter ido para a reformulação do CinemaScópio. Foram boas essas causas, e o site deverá voltar em breve.

Esse ano, também já se configura uma mudança interessante na presença brasileira em Cannes. Além da minha cobertura, Eduardo Valente já vinha cobrindo pela Cinética - www.revistacinetica.com.br - há dois anos, outro pernambucano, Leonardo Sette, que estreou em Cannes ano passado, estará enviando material para a filmes polvo de BH - http://www.filmespolvo.com.br -, e só aí temos 3 cineastas fazendo cinema também como críticos.

Fiquei sabendo também que a Contracampo – www.contracampo.com.br estará representada pela primeira vez por Tatiana Monassa e o portal Filme B – www.filmeb.com.br - dará atenção extra a Cannes pelo seu sempre interessante lado ‘mercado’ com João Cândido Zacharias. Nada mal para o leitor, com uma feira de sensações escritas em brasileiro.

Eu preciso aqui agradecer aos leitores que, durante os últimos 7 meses, me escrevem diariamente com claros sintomas de ansiedade em relação à falta que meus textos fazem no CinemaScópio, alguns deles com interessantes xingamentos pela minha suposta desistência. Com mais de 1000 emails recebidos (nem todos respondidos, desculpem), essa foi a melhor parte de o site ter deixado de operar, sentir o quanto essa troca de idéias é vital como trabalho de crítica e amor pelos filmes. Obrigado.

PS: Vai aqui um trecho do meu filme "Crítico", precisamente sobre o alegre pandemônio que é trabalhar no Festival de Cannes.


7 comments:

Emilie Lesclaux said...
This comment has been removed by the author.
Murilo said...

Boa sorte no novo formato, Kleber. Desenho do blog bem limpo, elegante, e com certeza quando se agrega fotos e vídeos tudo fica melhor.

Parabéns e boa cobertura em Cannes este ano!

André de Leones said...

Que beleza, Kleber. Boa viagem, boa cobertura e bons filmes!

Hugo Viana said...

Muito bom ver o CinemaScópio voltando a ter atualizações. Ainda que num formato diferente.

Esse trecho do "Crítico" foi interessante. Expor essas situações que acontecem quando os críticos vêem um filme por lá, que nem a última pessoa falou.

luciana said...

Nossa Kleber, quanto tempo! finalmente vou poder ler boas críticas sobre os próximos filmes a ver... espero que vc tenha tempo de postar os diários esse ano... é uma das minhas partes preferidas... quase literatura... je t´embrasse... bonne chance!

Victor Rodrigues said...

Kleber, bom ver o cinemascópio de volta e cobrindo Cannes, tava agoniado pra ter notícias sobre vários filmes que vi na programação deste ano.

Legal o trecho do teu Crítico. Tens previsão de release dele em Recife pra quando?

Só outra coisa: Kleber, sabendo, informa pra gente os filmes que já tem distribuição certa no Brasil dentre esses que você vai ver em Cannes, blz?

Valeu, Boa cobertura!

carol said...

Cobertura sensacional, Kleber.

Quando veremos 'Crítico'?