Friday, May 16, 2008

Meirelles sobre a recepção de "Cegueira"

Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

Tive a oportunidade de conversar hoje com Fernando Meirelles e, claro, foi colocada a questão da super exposição que diretores recebem em Cannes e também como ele sentia a recepção de Ensaio Sobre a Cegueira. Vale informar que, pessoalmente, não há cineasta hoje que tenha, no contato com a imprensa, postura tão aberta e livre de subterfúgios, o que ele fala é o que ele sente, aspecto também presente nos seus blogs de filmagem que escreve durante seus processos de realização.

"É claro que ninguém se prepara, não é? Ontem eu estava realmente triste com a recepção dura para o filme. Eu nunca havia tido uma recepção dessa, foi a primeira vez", falou.

Meirelles acredita que em Cannes, há uma pressa enorme por parte da critica no sentido de ter que escrever sobre um filme imediatamente após a sessão. "Eu mesmo, muitas vezes, não gosto dos filmes de Wong Kar Wai durante a sessão, minha tendência é acha-los chatos. Mas os filmes dele acontecem na minha cabeça tempos depois, não vão embora, e acho que Ensaio Sobre a Cegueira é um filme assim".

Ele informou também que os produtores trouxeram um clipping de imprensa que já elevou seu estado de espírito. "Foram as criticas positivas do The Guardian, de Londres, do Corriere de la Sierra e do Los Angeles Times. Elas me lembraram que as criticas dos chamados "trade papers" (publicações da indústria como Variety e Screen International) de fato foram negativas, mas o que realmente conta é a opinião de críticos que falam diretamente para o público".

De qualquer forma, a principal critica que Meirelles aguarda poderá vir hoje, sábado, às 21 horas horário de Lisboa, Portugal. José Saramago, 86 anos, ganhador do Prêmio Nobel, irá ver o filme numa projeção oficial. Ontem foi o último dia de trabalho de Meirelles em Cannes, de onde segue para Lisboa na manhã de hoje.

"Estou confiante de que ele goste do filme, embora o gostar dele tenha criado uma pressão enorme em mim. No início do projeto, senti Saramago não muito interessado, mas isso foi mudando. Me enviou um email há pouco tempo me falando de uma grande exposição sobre a obra dele em Lisboa, e na mensagem ele escreveu "só falta agora o filme para deixar minha obra completa". Tentando ver isso com bom humor, Meirelles, de qualquer forma, disse "coloquei a mão na cabeça quando li, a pressão é bem grande". K.M.F

2 comments:

Victor Rodrigues said...
This comment has been removed by the author.
Victor Rodrigues said...

A reação emocionada de Saramago ao terminar o filme foi gravada e postaram no youtube.

A critica pode até ter botado pra lascar, acho que uma reação dessas já deixa Meirelles bem mais tranquilo em relação ao filme, e a mim me deixa novamente muitíssimo interessado em dar uma conferida!