Friday, May 16, 2008

Un Conte de Noël


Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

Uma das grandes esperanças do cinema francês em Cannes 2008 chama-se Un Conte de Noel (Um Conto de Natal), filme de Arnaud Desplechin exibido ontem. Há, inclusive, rumores feios (externados na revista diária Variety) de que o festival estaria tentando armar cenário adequado para que a França finalmente volte a ganhar uma Palma de Ouro depois de incríveis 21 anos de jejum (a última foi por Sob o Sol de Satã, de Maurice Pialat, em 1987). Presença forte de jurados franceses apontaria para isso, e o filme já chegou na Croisette embalado por excelentes críticas da imprensa nacional, pois será lançado nos cinemas do país na próxima quarta-feira, mesmo dia do novo Indiana Jones.

Un Conte de Noel dá continuidade às investigações sobre gente realizadas por Arnaud Desplechin no seu último e intenso filme, Reis e Rainha. Desta vez, uma dezena de belos personagens que funcionam perfeitamente pelas pinceladas leves, mas precisas, que o filme usa para lhes sugerir. O elenco nível A da dramaturgia de cinema e teatro na França certamente ajuda, com Catherine Deneuve, Mathieu Almaric, Emmanuelle Devos, Chiara Mastroianni.

1 comment:

João Roberto Cintra said...

Bom, fala-se que tentaram a mesma coisa com "A Rainha Margot" (1994). Acabou ganhando o prêmio do juri e melhor atriz em Cannes, mas perdeu a palma...