Sunday, May 24, 2009

Cannes 2009 - Premiação

Curta Metragem - Arena (Portugal), João Salaviza

Camera D'Or -
Samsom and Delilah (Austrália), de Warwick Thornton (seleção Un Certain Regard).
Menção Especial Ajami (Israel), de Scandar Copti e Yaron Shani (seleção Quinzena dos Realizadores).

Prêmio do Júri Oficial (dividido)
Fish Tank, de Andrea Arnold
Thirst, de Park Chan Wook

Roteiro - Spring Fever (China, produzido com dinheiro francês), filme de Lou Ye escrito por Feng Mei. Independência total do filme das autoridades chinesas é um fator.

Mise en Scéne (Direção) - - Brillante Mendoza, Kinatay (Filipinas). Uau, cojones do júri.

Prêmio da Interpretação Feminina - Charlote Gainsbourg! Yeah! Lindo discurso dela, agradeceu a Thierry Fremaux por selecionar "um filme como Anticristo", dividiu o prêmio com Lars Von Trier e Willem Dafoe, agradeceu à mãe (Jane Birkin) e ao pai dela, Serge (Gainsbourg). Tudo numa vozinha sussurrante e emotiva.

Prêmio de Interpretação Masculina - Christopher Waltz, por Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino. Waltz falou em francês e inglês (ele é alemão), como seu oficial multilíngue da SS no filme.

*** Prêmio Excepcional do Festival de Cannes *** - Alain Resnais. Aplaudido de pé, o diretor de Noite e Neblina, Hiroshima Mon Amour, O Ano Passado em Marienbad e Les Herbes Folles. Claramente não acharam que o mais recente era material para Palma de Ouro, foram com uma celebração da carreira.

Grand Prix du Jury - Un Prophète, de Jacques Audiard, o filme francês que era tido como um dos favoritos, confirmando expectativas.

Palma de Ouro - Das Weisse Band, de Michael Haneke.

3 comments:

Márcio Vito said...

Muito bom!

Rafael Carvalho said...

Excepcional! Tava na hora do cara ganhar!

Fábio Henrique Carmo said...

Ficou me cheirando a marmelada...