Friday, February 12, 2010

Submarino (competição)



por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com


Fui ver agora à noite o Submarino, do Thomas Vinterberg. Ele parece estar trabalhando duro para manter a sua aura de 'one hit wonder' a partir do primeiro filme, Festa de Família (1998), o filme dogma junto com Os Idiotas (1998) do Lars Von Trier (um filme ainda melhor). Submarino passa em competição e eu não gostei nada.

É um desses filmes miseráveis onde as pessoas são miseráveis porque o filme assim quer, porque a fotografia é verde ou cinzenta e não tanto por desdobramentos da vida, mas do roteiro. Lembro que ano passado tinha dado uma gargalhada só de ler a sinopse do projeto, numa divulgação em Cannes do orgão dinamarquês de cinema. É lamentável que o filme pronto seja tão ruim quanto a promessa.

Vinterberg me parece um analfabeto, e não há nada daquela sensação bem conduzida que marcou o 'Festen'. Ficamos a mercê de uma série de desdobramentos de astral meramente baixo nas vidas super-mega-infelizes de dois irmãos. Os rumos são totalmente previsíveis não tanto pelas surpresas naturais, mas pelos clichês do todo que chegam apitando.

Temos morte de criança, amputação, injeção de heroína, abandono, tráfico de droga, estrangulamento e coisas que dão errado, sempre. Sinto pelo Vinterberg, mas ele claramente não tem a menor idéia do que está fazendo nesse aqui.

Filme visto no Cinemaxx 9, Berlim, 12 Fev 2010

2 comments:

Murilo said...

Levei um susto quando vi essa foto, ultra-lavada. Pensei que fosse dois bonecos de borracha de Final Fantasy, ou alguma outra coisa de/sobre videogame. Bizarro, hehe

CinemaScópio said...

A foto ultra lavada provavelmente sgnifica a falta de alegria e amor em vidas tão áridas.