Wednesday, May 21, 2008

Surveillance

Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

Jennifer Lynch, filha de David Lynch, apresentou hoje (fora de competição) seu filme Surveillance, divertido thriller sangrento de estrada, ou "bloody road movie" da mesma tradição doente de um A Morte Perde Carona (1986). Lynch filha estreou com uma esquisitice pouco memorável nos anos 90, Encaixotando Helena, mas agora aos 40 anos de idade parece ter amadurecido o suficiente para realizar um Filme B com razoável capacidade de estabelecer ansiedade.

Difícil ignorar os tiques muito pessoais do seu pai, que tanto revelam um certo pedigree, como funcionam para atrair atenção para o filme em si como produto. David está presente em pequenos detalhes envolvendo o consumo de café e cigarros, agentes engravatados do FBI, amantes assassinos nas estradas americanas, imagens em vídeo que revelam detalhes escondidos e na presença de Bill Pullman (Lost Highway).

O filme é composto por por uma série de depoimentos colhidos por dois agentes do FBI (Julia Ormond e Pullman) com sobreviventes de assassinos mascarados que pintam miséria nas estradas desertas. Os que sobraram para contar a história são uma garota junkie e uma menininha que viu toda a família ser esmagada e baleada numa explosão de sangue. Final surpresa satisfaz sempre nesse tipo de coisa demente.

No comments: