Tuesday, February 3, 2009

Quien Dice Que És Fácil?


por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com


Uma das qualidades mais interessantes do que entendemos por "cinema argentino" é a sua capacidade de ser pequeno, ou talvez adequadamente dimensionado às suas necessidades, algo que filmes brasileiros, em geral, ainda não parecem ter observado. Mesmo em esforços não tão bem sucedidos como Quem Disse Que é Fácil (Quien Dice Que És Fácil?, Argentina/Espanha, 2007), filme de Juan Taratuto, percebe-se uma honestidade, nem que seja equivocada.

É a história de um trintão que ainda não amadureceu emocionalmente, tem uma vaga idéia do que mulheres significam e que apaixona-se pela sua inquilina, também sua vizinha, uma fotógrafa. Atraente, livre perante a vida e grávida, essa artista terá de acertar os ponteiros com esse homem imaturo, conservador e sexualmente inexperiente para, talvez, firmarem parceria para toda a vida, proposta que torna-se cada vez mais difícil de crer depois de um início promissor.

Há toques curiosos relacionados à sexualidade, à feminilidade, às diferentes tribos sociais ('caretas' e 'alternativos') e aos pormenores de contratos de locação para pequenos apartamentos. No entanto, Taratuto parece perder seu filme de vista rumo ao final, claramente tomado pela emoção paralisante de estar filmando uma história pessoal, transformando a chegada de um bebê numa homenagem brega à vida e às diferenças que existem no amor. Boas intenções, resultados decepcionantes com tendência ao horrível.

Filme visto no Cinema Rosa e Silva, janeiro 2009

No comments: