Friday, February 6, 2009

O Leitor


Por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com


Passou também ontem fora de competição O Leitor (The Reader), filme de Stephen Daldry (Billy Elliot) que já está em exibição no Brasil como parte do pacote Oscar 2009. Na coletiva de imprensa, ontem à tarde, com a presença de Daldry, Kate Winslet, Ralph Fiennes, do jovem ator alemão David Kross e do autor do livro do qual o filme foi adaptado, Bernhard Schlink, Daldry tentou apresentar O Leitor não como "mais um filme sobre o Holocausto, mas sobre toda uma geração alemã que foi impactada pela herança sombria deixada pelos nazistas. "A maioria dos filmes sobre o Holocausto tem o ponto de vista da vítima, e o que me atraiu a essa história é que a personagem é um dos culpados."

Winslet não fugiu de perguntas sobre as cenas de sexo entre ela e Kross. No filme, ela foi integrante da SS num campo de concentração, e relaciona-se com um adolescente de 15 anos nos anos 50, sem que ele saiba do seu passado. "Não é algo que eu goste de fazer, mas faz parte da história. Li o livro seis anos atrás e me vi inspirada pelo amor entre os dois, é uma história de amor. Por isso, quando vejo coerência, eu vou lá e simplesmente faço".

Perguntada sobre a repercussão que esse tipo de cena tem na mídia puritana, Kate comentoiu que "basta você entender que as coisas são assim, o mundo é assim. Uu não leio críticas, entrevistas que eu dei ou matérias sobre celebridade, não temos nada de imprensa na minha casa. Atuar é uma paixão minha, e só é possível exercer isso com a cabeça aberta".

Fiennes explicou que é muito bom poder interpretar a segunda parte de um personagem (ele faz o personagem de Kross mais velho), pois normalmente você, como ator, precisa imaginar, criar, o passado de quem está interpretando. Nesse caso, estava tudo pronto, e ver as cenas com Kross me ajudou muito".

4 comments:

Eduardo Valente said...

krebin

O Leitor tava fora de competição hein...

abraço!

CinemaScópio said...

que coisa, jurava que era na vera o filme. hehehe.

Fernando Vasconcelos said...

tu viu O Leitor? a primeira metade achei até legal, mas depois o filme afunda. o roteiro me fez entender o real sentido da palavra 'contrived', que tantos usaram pra detonar o filme. Stephen Daldry piora a cada filme... Vi ontem O Lutador, lindo e humano filme de, quem diria??, Darren Aronofsky. Como o Oscar o ignorou na categoria direção? De longe, é o melhor diretor do ano nos EUA.

abs
Fernando
www.kinemail.com.br

João Solimeo said...

Acabei de ver o filme. De fato, o final poderia ser uns vinte minutos antes, sem prejuízo (possivelmente ganhos). E Kate Winslet é, das atrizes "sérias e hollywoodianas" hoje, talvez a mais tranquila e corajosa na hora de encarar cenas de sexo. E com ela não tem aquela coisa escondida não, as cenas de sexo dela são sempre realistas.

Gostei do filme, apesar da derrapada final. O romance entre o (ótimo) rapaz e Winslet é bem feito. Kléber e pessoal, alguém sabe o porque dos dois diretores de fotografia? (um deles o incansável Roger Deakins?)