Monday, February 15, 2010

San Qiang Pai An Jing Qi


por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com


Depois dos filmes novos de Polanski e Scorsese, percebe-se que os cineastas mais experientes estão exercendo o poder de fazer, basicamente, o que lhes der na telha, sensação também presente no novo do realizador chinês Zhang Yimou, San Qiang Pai An Jing Qi (Uma Mulher, Um Revólver e um Restaurante de Macarrão), exibido em competição. Esta refilmagem bastante colorida de Gosto de Sangue, dos Irmãos Coen, é um filme curioso de Yimou, narrado, durante boa parte da projeção, sem diálogos.

Yimou já ganhou três ursos de ouro em Berlim e adapta para a China do século 18 o primeiro longa dos Coens, história de traição ambientada no Texas de 1984. Inicialmente o tom é de comédia, com a visita de um vendedor de armas persa, que vende uma novidade tecnológica para a infeliz esposa: um revólver de três tiros. Ela e o amante pretendem usar a arma no marido, dono de um restaurante cuja especialidade é macarrão. Uma cena engraçada onde cozinheiros preparam massas foi aplaudida em cena aberta.

A descoberta do marido de que é traído irá mudar totalmente o tom do filme, que deixa de lado os diálogos para apostar numa série de seqüências onde as imagens falam mais alto. Ele contrata um policial corrupto para dar cabo da esposa e amante, e logo as traições tomam rumos delirantes de violência coreografada. No filme dos Coens, o tom era de um envolvente filme de horror, mas aqui Yimou parte para uma espécie de comedia teatral de erros, cujo efeito geral é de uma inconseqüência.

Filme visto no Berlinale Palast, Berlim, Fev 2010

No comments: