Monday, May 18, 2009

Looking For Eric (competição)


por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com

O inglês Ken Loach, ganhador da Palma de Ouro 2006 com Ventos da Liberdade (The Wind That Shakes the Barley), e dono de uma trajetória riquíssima no cinema britânico de visão social, mostrou hoje em competição o muito bem humorado Looking For Eric (À Procura de Eric). O filme, aplaudido em cena aberta e praticamente ovacionado na sessão de imprensa, é um drama otimista ambientado na classe trabalhadora londrina sobre um homem, torcedor ardoroso do Manchester United, que recebe visitas esporádicas do seu ídolo Eric Cantona como conselheiro espiritual, ajudando-o a curar dores de um amor do passado. Loach deve estar super feliz com a vida e com a Inglaterra, pois o filme beira o doidivanas no sua capacidade de ser (para citar um outro filme de Cannes 2009)... er... Up.

O homem, nos seus 50 anos, é o carteiro Eric (Steve Evets), cujos enteados adolescentes dão trabalho e bagunçam a casa. O grande problema de Eric é ter abandonado a única mulher que amou, em 1979, assunto que nunca conseguiu administrar bem, a mãe da sua filha. Eric não consegue nem pronunciar o nome dela, Lily (Stephanie Bishop), tem visual sujo e uma atitude pessimista para a vida.

É quando entra no filme, magicamente, Eric Cantona, centro avante do Manchester United num passado não muito distante, na parede da casa de Eric via cartaz gigante, que, aos poucos, mostra que a vida pode ser mais leve. E é através da comunicação antes cortada que Eric irá se reaproximar da sua amada, hoje uma senhora enxuta que sempre quis voltar para ele.

A idéia original do filme veio de Cantona, que é francês (piadas sobre a total ignorância dos ingleses para com os franceses são engraçadas no filme). Ele propôs a Loach, um torcedor profissional na Inglaterra, um filme sobre algo que aconteceu com o próprio Cantona, a história de um torcedor que mudou de time quando o jogador mudou de time, trocando o Leeds United pelo Manchester United.

Looking For Eric terminou sendo um pouco diferente, mas, a exemplo de Meu Nome é Joe e do seu excelente curta na coleção Cada um Com Seu Cinema, a alma dos que amam o futebol (da maneira inglesa) está intacta aqui. Talvez seja essa alegria que guia o filme, e que chega intacta ao espectador. Vale ressaltar o talento especial de Loach filmar o cidadão comum, em locações reais, outra vez uma marca. Todos no seu filme parecem existir independente do mesmo, e isso é algo de especial. 'Feel good movie' de autor.

Filme visto no Lumière, Cannes, maio 2009

No comments: