Wednesday, May 20, 2009

Acabo de Sair do 'Inglourious Basterds'

Quentin Tarantino parece estar numa fase de transição na sua carreira, cada vez mais embarcando num cinema de autor com orientação francesa, diria até 'pour Cannes'. Não sei bem o que a Universal fará com Inglourios Basterds comercialmente falando. 1a reação é a de o seu filme menos empolgante, de longe, com uma queda na capacidade de manter ritmo e um orgulho excessivo dos diálogos.

Acompanho a carreira dele sempre com interessere e grande entusiasmo, e Inglourious Basterds é, claramente, uma decepção.

Salvo um ou dois floreios típicos do brilhantismo de Tarantino para a palavra (a tensa abertura parece trazer de volta a mágica do embate Christopher Walken/Dennis Hopper no seu roteiro de True Romance), não há nada de realmente novo no uso do filme de guerra, dos nazista e aliados, seus papéis e mesmo violência.

Há uma tentativa de vender o filme como "de guerra" e "ação", sobre os titulares que saem matando alemães, mas Inglourious Bastards não é sobre isso.

Provável fator de apego para alguns será a cinefilia latente do filme, sempre benvinda, mas nada de realmente inspirado e vindo do coração, ou ainda que nunca tenhamos visto antes.

8 comments:

Ricardo Lessa said...

O meu maior temor sobre o novo do Tarantino era justamente o seu último parágrafo, Kleber.

CinemaScópio said...

Texto completo sendo escrito.

Diego Goes said...

Putz... Que decepção saber que o novo de Tarantino é decepcionante...

Só uma sugestão...

Kleber, pq vc não faz um Twitter e atualiza com textos breves - de até 140 caracteres - pelo celular, mesmo, como anda por aí em Cannes? Acabou de sair de alguma sessão, você manda um twitt para falar sobre a sua primeira impressão sobre o filme, ou algo do tipo.

www.twitter.com

Apesar de nunca comentar aqui no blog, sou um leitor assíduo.
Abraços!

CinemaScópio said...

Calma que texto completo ainda vem aí.
Twitter, n sei.

Marcelo Miranda said...

Kleber, a ideia do Twitter é boa, e você tem a conta lá. Fora que, quando começar a usar esse troço bem usado (como você sabe fazer com os recursos que dispõe), não vai parar mais. Abraço e bom corre-corre aí!

Diego Maia said...

Mais um apoiador do Twitter aqui. Para compartilhar as primeiras impressões - inclusive pelo celular, se o seu navegar na web - é muito bom.

Gildo Araújo said...

Tarantino nunca foi brilhante, ele copia Takeshi Kitano, que copia outros cineastas japoneses. Um sujeito é uma fraude. Eu concordo plenamente com Walter Salles, que analisando o cinema de Tarantino, afirmou que é muito mais fácil ser cínico do sincero. Tudo parece ser uma questão de falta de referências culturais mais sólidas.

CinemaScópio said...

Er... há sempre a possibilidade de Taratino ser muito sincero.