Tuesday, January 19, 2010

This is It


por Kleber Mendonça Filho
cinemascopio@gmail.com


This is It (EUA 2009) é um instantâneo e imediato filme de arquivo sobre a grande turnê que Michael Jackson preparava antes de falecer precocemente em junho último. O projeto sugere uma corrida sem freio em direção ao lucro, uma vez que o filme foi criado, desenvolvido e lançado em três meses. De qualquer forma, o resultado final, administrado pelo coreógrafo da turnê Kenny Ortega, passa como um registro elegante de Jackson, seus movimentos e sua música. eira em 99 países, e ficará em cartaz nas salas do mundo durante apenas duas semanas.

A morte prematura de Michael Jackson aos 50 anos incompletos abriu espaço para uma corrida comercial em torno da sua obra. A turnê estrearia em Londres semanas depois, mas ao invés dos shows, tivemos seu enterro transmitido para o mundo todo como um musical especial com forte raiz negra americana.

Um fenômeno de organização e sincronia, também dirigido por Ortega, aquele espetáculo fúnebre nos lembrou que é dos EUA que vem essa coisa tão cara e fascinante que só a cultura americana é capaz de fazer tão bem, o show business.

Em This is It, todo editado a partir de material documental feito durante os minuciosos ensaios com câmeras de alta definição (e outras nem tanto), o espectador tem acesso a parte do processo de criação que tinha em Jackson seu principal arquiteto.

Jackson permanece, nas imagens, aquele ser quase etéreo, com ar divino, aqui humanizado pelo ar artístico e profissional que guia o seu trabalho junto a um time de técnicos e colaboradores que o espectador simplesmente percebe serem os melhores do mundo.

Há técnicos de fogo, luz e cristais costurados no figurino, de som e plataformas hidráulicas que cospem dançarinos a velocidades que exigem treinamento e equilíbrio.

Jackson é também realeza pela maneira que seus colaboradores se dirigem a ele (“sim Michael”, “claro, Michael”, “Como você prefere, Michael?”). Há depoimentos lacrimosos de dançarinos que, depois de sonhar com o imaginário de Michael Jackson desde a infância, viram-se selecionados para trabalhar com ele numa super turnê. Estavam cientes de que sonhos tornavam-se realidade.

Olhando para essas pessoas, o espectador só pode pensar fascinado no que significou para esses artistas desconhecidos terem essa experiência. Uma em particular nos chamou a atenção, a guitarrista australiana loirinha que, nada mais nada menos, teve a honra de tocar aquele matador riff de Black or White ao lado de Jackson.

O filme também usa trechos do material que integrava a turnê, seja como projeção de fundo, ou sub-produtos da turnê que ganhariam/ganharão o mundo em diversos formatos de comercialização, como uma nova versão de Thriller (digitalizada em efeitos na esquina do brega) ou um curta onde Jackson contracena com Rita Hayworth e Humphrey Bogart no estilo do cinema noir, aparentemente sofisticado.

Essas imagens nos lembram que This is It é, antes de tudo, cinema de arquivo numa época em que o fluxo de imagens produzidas no mundo nunca foi tão volumoso. Os americanos sabem valorizar desde sempre seus arquivos, a Sony pagou 60 milhões de dólares pelas cerca de 200 horas que resultaram nesse filme, nas próximas décadas ainda veremos muito desse material desdobrado num sem numero de lançamentos nas mais distintas mídias futuras.

OBS: A reportagem do JC viu This is It na noite de quarta-feira na sala 7 THX do Box, a mais bem equipada da região, e fica outra vez a sensação que operadores de multiplex entendem mesmo é de pipoca. Um filme de música poderosa como esse passou mais baixo do que os trailers que o antecederam. Aumentem o som.

No comments: